TOURS - ZONA SUL DO PAÍS

Descubra as mais belas praias e planícies soalheiras, numa visita privada, ou em família

Evora_edited.jpg

ÉVORA

A cidade de Évora, situa-se em pleno Alentejo, rodeada das infindáveis planícies cultivadas de cereais, pastagens, sobreiros, oliveiras, vinha e gado. A paisagem é cortada pela silhueta de muralhas medievais desta cidade histórica Alentejana.
Évora tem uma história com mais de 2000 anos, com um legado deixado pelos Romanos e os Mouros. O Templo Romano de Diana é o ex-libris da cidade e um dos mais importantes monumentos da história romana em Portugal. Existem outros vestígios medievais que podem vistos, tais como a Catedral, em estilo Românico-Gótico (a maior no País), a Igreja de S. Francisco, a Capela dos Ossos, uma das maiores atrações da cidade, a Praça do Giraldo, as Muralhas e um passeio pela zona mourisca, com as suas ruas e ruelas muito estreitas.
Évora acolhe a segunda mais antiga Universidade do País, logo a seguir a Coimbra, recebendo centenas de estudantes vindos de todo o país, tornando esta cidade mais animada e jovial.
O Cromeleque dos Almendres está situado nos arredores de Évora, constituindo o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica.

Arr%C3%A1bida2_edited.jpg

SESIMBRA / ARRÁBIDA / SETÚBAL

Sesimbra

Vila piscatória, caracterizada pela sua proximidade ao Oceano Atlântico e ao Rio Sado. Com uma forte ligação a uma das maiores referências relativas aos Portugueses, a Pesca, tem paisagens impressionantes desde o Castelo de Sesimbra, ao Cabo Espichel, à Lagoa de Albufeira e nas diversas praias que constituem a região.

Arrábida

A serra da Arrábida é caracterizada pela beleza do Parque Natural da Arrábida, um local muito especial, com condições climáticas especiais, propícias à existência de uma fauna muito própria. A caminho do Portinho da Arrábida, é possível admirar as vistas deslumbrantes sobre a baía de Setúbal. É também onde está o Forte de Santa Maria da Arrábida.

Setúbal

Cidade muito ligada ao comércio e à pesca, onde se pode desfrutar do estuário do Sado e do Oceano Atlântico, do peixe fresco, do tradicional choco frito, dos bons vinhos e do Moscatel de Setúbal. Os principais monumentos são a Igreja do Convento de Jesus, a Fortaleza de São Filipe, o Forte de Santiago do Outão e a Igreja de Santa Maria da Graça.

palmela_edited.jpg

PALMELA / AZEITÃO

Palmela

Esta povoação localizada num dos contrafortes da Serra da Arrábida, atraiu ao longo dos séculos os vários povos que passaram pela Península Ibérica. Deve o seu nome aos Romanos e aos Árabes a construção do castelo no seu ponto mais alto, de onde se domina toda a região que se estende entre os Rios Sado e Tejo, avistando-se Lisboa e ainda a Serra de Sintra, o que lhe conferiu importância estratégica de defesa, sendo, nos dias de hoje, um dos melhores miradouros de toda a região, dada a sua posição elevada.

Azeitão

A zona de Azeitão, compreende diversas povoações características, de que se salientam as de Vila Fresca e de Vila Nogueira, que adotaram os nomes das quintas à volta das quais se desenvolveram. Nesta zona encontram-se as Quinta da Bacalhoa e a Quinta da Nogueira, muito apreciada pelos seus famosos vinhos e adegas e pelos produtos tradicionais tais como as tortas e os queijos de Azeitão. Nesta povoação de Azeitão existem as oficinas de fabrico artesanal de Azulejos São Simão e das Faianças de Vila Fresca.

troia_edited.jpg

TRÓIA / COMPORTA / MELIDES

Tróia

A Península de Tróia fica logo a sul de Lisboa, enquadrada por outros locais incríveis, como a Serra Natural da Arrábida, a Reserva Natural do Estuário do Sado e a Comporta, sendo os seus areais brancos o principal ponto de interesse. Na parte norte da península podem visitar-se as Ruínas Romanas de Tróia e um vasto complexo de salga de peixe, que se manteve em funcionamento entre o séculos I e o século VI. Dois terminais fluviais asseguram a ligação mais curta à cidade de Setúbal, através de uma simpática travessia de ferry-boat.

Comporta

A Comporta é famosa pelas suas praias de enorme qualidade e pelo clima ameno durante o verão. A praia da Comporta tem areia branca e um mar azul, conferindo-lhe um aspecto paradisíaco. Está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado, conferindo-lhe as condições necessárias para o desenvolvimento das mais de 200 espécies de aves. É onde está também localizado o Museu do Arroz, dados os inúmeros arrozais que existem na região, desde 1830.

Melides

Zona piscatória, com pouca população e conhecida pelo extenso areal, uma bela lagoa com pequenas ilhas com vegetação e pelas Arribas da Galé. É famosa pelo recato que as suas zonas oferecem, muito apreciado por quem ali habita e por quem visita esta zona mais pura e menos explorada.

Estremoz_edited_edited.jpg

ESTREMOZ / BORBA / VILA VIÇOSA

Estremoz

Conhecida como a “cidade branca” do Alentejo, pelo branco das suas casas na colina e das suas jazidas de mármore claro. Rodeada por dois conjuntos de muralhas, com uma história muito rica e relevante, desde as ocupações Romana e Muçulmanas, Estremoz possui um importante património arquitetónico e cultural, como seja a Vila Velha (ou Largo Dom Dinis), o Castelo do século XIII, a torre de menagem do castelo, em mármore claro, o Paço Real, a Capela da Rainha Santa, e o Convento e Igreja de São Francisco.

Borba

Povoação antiquíssima, esteve sob o domínio romano, godo e árabe, foi conquistada em 1217, pela Reconquista Cristã. Possui monumentos relevantes como a Igreja Matriz, a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos, a Igreja Paroquial de São Bartolomeu, ou as Capelas de Santo António e de São Sebastião. Os vinhos de Borba são dos mais afamados no País, conhecidos pela sua qualidade.

Vila Viçosa

​​Uma bonita Vila Alentejana, com uma história rica e um património invejável, sendo conhecida por “Princesa do Alentejo”. No centro, o castelo medieval, com dois torreões em ângulos opostos, que fazem dele uma das joias da arquitetura militar Portuguesa. O Paço Ducal é um dos emblemáticos monumentos, edificado em 1501, com 110 metros de fachada de estilo maneirista, totalmente revestida a mármore da região, o que faz deste magnífico palácio real um exemplar único.

Monsaraz-11_edited.jpg

ARRAIOLOS / REGUENGOS DE MONSARAZ / ESPORÃO

Arraiolos

Arraiolos é conhecida mundialmente pela sua secular indústria artesanal de tapetes, que são bordados à mão, sendo esta arte transmitida de geração em geração. Alguns dos tapetes são autênticas peças de arte, que levam meses a ser produzidas. Podem ser vistos alguns destes preciosos exemplares no Museu dos Tapetes de Arraiolos.

Há ainda o importante Castelo de Arraiolos, um dos raros castelos circulares do Mundo.

Reguengos de Monsaraz

A típica vila de Reguengos de Monsaraz, situa-se junto ao Lago do Alqueva, com magníficas paisagens do interior alentejano com um património histórico muito rico, onde se destaca a vila de Monsaraz com o seu castelo, e uma forte identidade dos usos e costumes tradicionais, especialmente na gastronomia e nos vinhos da região, bem como no artesanato, com especial destaque para São Pedro do Coval, o maior centro oleiro do País.

Herdade do Esporão

Uma das melhores e mais antigas Quintas vinícolas, com degustação dos diferentes vinhos e azeites aqui produzidos. Esta Herdade, com 600 hectares de vinha plantada, tem cerca de 750 anos, pois foi em 1267 que os seus limites foram fixados, mantendo-se praticamente inalterados até ao presente.

A visita às suas Adegas, processo produtivo e exuberantes caves, é imperdível, bem como a prova dos diferentes vinhos, brancos e tintos, produzidos com diferentes castas, não esquecendo o excelente azeite da região.

ALJ.PR_edited.jpg

COSTA VICENTINA

Designada por Costa Vicentina, a faixa de litoral entre Odeceixe e Burgau é uma zona, onde as soberbas paisagens costeiras, as ondas de categoria mundial para a prática de surf e as suas praias, dispensam apresentações. Preservam muita da sua beleza original intocada pelo facto de estarem na zona protegida do Parque Natural.
Esta área faz parte de um Parque Natural que começa mais a norte no sudoeste alentejano e que constitui a maior extensão de costa portuguesa sujeita a proteção.

As praias sucedem-se, ora com areais extensos a perder de vista, ou mais pequenos enquadrados por grandiosas arribas de xisto e calcário. Há areais idílicos bordados de vegetação luxuriante, dunas em tons terra e rochas rolantes. Há falésias dramáticas, cabos pontiagudos, enseadas selvagens e desertas. Há casinhas castiças e vilas piscatórias doutros tempos, onde impera a divinal gastronomia destas paragens, que combina com primor os sabores da serra e do mar, e a arte de bem receber das gentes do Alentejo.

Benagil_edited.jpg

ALGARVE - BARLAVENTO

A zona ocidental do Algarve é chamada de barlavento e situa-se na faixa entre Vila do Bispo e Albufeira e é a zona mais movimentada a sul do país. Inicia em Sagres, passando pela Praia da Luz, Ponta da Piedade, Lagos, cidade que tem das praias mais bonitas do Algarve e Portimão.

Portimão é uma das maiores cidades do Algarve, com uma zona mais perto do mar, rica em turismo e outra, onde está o centro mais antigo, paralela ao Rio Arade, sendo uma zona mais tradicional. A Praia da Rocha é magnífica, imponente pelo seu tamanho e beleza.

De seguida, as vilas piscatórias de Alvor e Ferragudo, pela sua autenticidade e influências árabes são paragem obrigatória. Entre Ferragudo e Albufeira, passando por Carvoeiro e Lagoa, a costa é extremamente recortada apenas desvendando, de vez em quando, praias que ficam nas inúmeras enseadas que o mar por ali desenhou.

Albufeira é uma cidade com imensa vida, embora tenha sido outrora uma vila piscatória, onde ainda existe a célebre Praia dos Pescadores, sendo agora um dos principais destinos turísticos. A história de Albufeira vem desde os tempos dos Romanos há cerca de 2000 anos, passando pelos Árabes que lhe chamaram Al-Buhar (o castelo no mar), altura em que se tornou numa cidade com ligações ao comércio do norte de África.

vilamoura2_edited.jpg

ALGARVE - SOTAVENTO

O Sotavento é a parte mais oriental do Algarve e, possivelmente, um pouco menos conhecida que o Barlavento algarvio. Fazem parte as cidades de Vilamoura, Quarteira, Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.

Vilamoura que é uma das cidades costeiras mais populares do Algarve, sendo o seu ponto alto a marina, com os seus restaurantes, hotéis e casino. Tem também diversos campos de golf e inúmeros bares e discotecas, que fazem desta zona o centro da ação noturna. Perto ficam Vale do Lobo e Quinta do Lago, onde se encontram as propriedades mais exclusivas do Algarve, alguns dos hotéis mais luxuosos e muitos campos de golfe por entre uma vegetação rica e abundante.

Faro é a capital do Algarve e a maior cidade da região, não tem praia porque em toda a sua frente marítima há a reserva natural do Parque da Ria Formosa, mas tem um património rico no seu centro histórico, reflexo da passagem de Romanos, Visigodos e Árabes.

Olhão, cidade próxima de Faro, é um dos maiores portos de pesca do Algarve, sendo um importante centro de produção de sardinha e atum de conserva, tem também o interessante Mercado de Olhão.

Tavira, uma cidade muito interessante pela beleza do seu centro histórico, banhada pelo Rio Gilão, pela sua ponte de origem romana e pelas suas 21 igrejas e pelo seu castelo Árabe, no cimo de uma colina.

Vila Real de Santo António, construída segundo um projeto do Marquês de Pombal em 1774, quase faz lembrar a baixa de Lisboa, com ruas simétricas, em quadrículas. É um importante porto de pesca do Algarve e está na margem oposta, do rio Guadiana, a Espanha, cuja ligação é feita através de uma ponte, que liga os dois países.

- Serviço inclui veículo e motorista;
- O tour Full Day considera 8h de serviço (tipicamente das 09H00 às 17H00);
- Os locais a visitar mencionados acima, podem ser alterados ou adaptados de acordo com o interesse do Cliente;
- Entradas em monumentos, museus, castelos, igrejas e outros eventos não estão incluídos;
- Refeições, provas de vinhos, e outras despesas de carácter pessoal não estão incluídas;
- O Tour começa e acaba em Lisboa, salvo outra combinação, previamente acordada.

 

ezdrive

Always with you

Rua Alves Redol, 15B

1000-030 Lisboa

Portugal

  • Facebook
  • Instagram

ezdrive 2020 / RNAAT 468/2015 / RNAVT 5762
Todas as fotografias utilizadas na nossa página (excepto Tours), foram tiradas pela nossa equipa. Um obrigado a todos!